domingo, 26 de setembro de 2010

Relato de Parto da IARA

Olá pessoal!

Após seis meses, Iarinha, finalmente, pariu seu relato e compartilha com a gente:

Apesar da pouca idade desejamos ter Acauã e rápido ele chegou. Desde o início pensava em ter um parto normal e conversava com minha GO que me acompanhava desde os doze anos, sobre isso. Porém ela só nos dava exemplos negativos de parto normal, chegou inclusive a dizer que eu era muito novinha para ficar com tudo frouxo.
Pesquisando sobre parto humanizado encontrei Kelly, que prontamente me apresentou o Ishtar e logo começamos a freqüentar os encontros. Lembro que ao primeiro, fui de ônibus e enjoei muito. Lá conhecemos Dra.Bárbara e chegando ao 5º mês de gestação mudamos de GO. Eu sempre escutava das pessoas: Mas Iara você vai ter mesmo coragem? Mulher hoje em dia é mais fácil cesariana! Minha filha é muita dor e sofrimento! Apesar disso, e de muitas outras justificativas que tínhamos que dá a cada instante, sempre tive o amparo de Tárcio, meu companheiro pai de Acauã, de minha mãe e do Ishtar onde eu recarregava minhas energias. Tive também uma gestação muito ativa. Trabalho, estudo e também fiz aulas de hidroginástica até entrar em trabalho de parto.





Comecei a sentir umas dores bem leves na quarta-feira, dia 3 de março a noite, fazendo hidroginástica. Na quinta-feira durante o dia essas dorzinhas, como se fossem cólicas e uma indisposição, aumentaram. A tarde na casa de uma amiga as contrações começaram a ficar regulares de 20 em 20 minutos, porém a noite quando já havia chegado em casa elas voltaram a ficar irregulares. Não dormi de quinta para sexta-feira sentido contrações. Nem Tárcio que as cronometrava. Elas aliviavam quando eu caminhava e aconteciam de 3 em 3 minutos, de 30 em 30 minutos, de 15 em 15, muito irregulares. Na sexta pela manhã já tinha uma consulta marcada com Dra. Bárbara, afinal Acauã já estava na 41ª semana de gestação. Lá após o tão temido exame de toque, que não senti absolutamente nada, ela me informou que eu estava com 2cm de dilatação e pediu pra que eu tentasse descansar. Pediu para que eu tomasse umas gotinhas de buscopan e fosse dormir. Porém não consegui fazer isso, as contrações estavam meio fortes, apesar de espaçadas. Continuei tomando chá de pimenta que já vinha tomando como indutor natural. Dormi melhor de sexta para sábado, porém cedinho quando fui ao banheiro percebi que havia saído o tampão. Como se fosse um pedaço de carne grande. Tárcio ligou para Dra. Bárbara que pediu para ele me dá um chá de camomila e colocar meus pés na água morna. Eu estava muito ansiosa, as pessoas ligavam perguntando se já tinha parido, minha mãe estava fazendo faxina em casa, então não fiz nada disso. Fui para á zona rural Pacajús, cidade que fica a uns 40 minutos de Fortaleza. Lá brinquei com umas crianças e conversei bastante com uma senhora que havia parido seus oito filho em casa e praticamente sozinha.



Voltando de Pacajús ao final da manhã as contrações voltaram a ficaram regulares de 20 em 20 minutos. Quando chegamos em Fortaleza já estavam de 10 em 10 minutos. Tomei banho e quando estava almoçando Tárcio percebeu que estava de 5 em 5 minutos. Ligou para Dra. Bárbara e ela disse que quando tivesse de 3 em 3 minutos, ligasse para ela e fosse para o hospital. Assim que ele desligou o telefone ficou de 3 em 3 minutos. Ligamos para Kelly(doula/gratos por ela ter cruzado nossas vidas), depois para Bárbara e fomos para o hospital. Um sol muito quente, eram por volta de 14:30h, as dores mais fortes, o carro balançando e para completar Tárcio ainda pegou uma rua errada...rsrssrs. Assim que entro no hospital, vejo Dra. Bárbara bem tranqüila e sentada. Subimos para o apartamento enquanto minha mãe ficou vendo a parte burocrática e Tárcio foi estacionar o carro. Botei a bata, por opção, com abertura para frente e Dra. Bárbara fez mais uma vez o toque, estava com 8cm, fiquei muito contente, estava chegando a hora de beijar meu pequeno, afinal todos o beijavam, menos eu..rsrs. Kelly chegou e logo ajeitaram o apartamento. Tárcio ligou um som com um cd que havíamos passado a gestação ouvindo. E aí pronto, foi só esperar a tão sonhada hora de ver nosso passarinho. Um energia positiva nos envolvia. Olhava para Kelly ela estava sorrindo lindamente, bem como Dra.Bárbara. Àquilo me confortava tanto!




Acho que por volta das 16:30h as contrações começaram a ficar mais forte, quase que não tinha mais espaço entre uma e outra. Quando pensei que não iria mais agüentar, Dra. Bárbara me deu um beijo e juntamente com Kelly pediu para que eu segurasse no seu pescoço. Nessa hora eu entrei numa mata fechada e estava correndo, não estava naquela dimensão material. Os sentimentos eram confusos, era quase um transe. Lembro bastante de um pano vermelho dado por Kelly, mas não sei se veio antes ou depois dessa corrida na selva. A minha dimensão que mais me faz animal, natureza aflorou nesse momento. Veio o falado círculo de fogo e esse foi o momento que realmente sentir muita dor, uma queimação, mas rapidamente a cabeça de Acauã saiu e em menos de minutos estava bem quentinho em meus braços. Ele não chorou em nenhum momento, estava tão sujinho, olhava para mim tão profundamente. Muito, muito, muito sublime, puro, emocionante.
Depois daí, pronto, só alegria, surpresas e aprendizado.

6 comentários:

Lana Lucena disse...

Adorei o site, sou paciente da Dra Bárbara, já fiz uma cesárea há 4 anos, morro de medo de PN, mas quero ler a respeito e ver se mudo de idéias pré-concebidas. Aqui vejo q é possível sim um parto humanizado... Parabéns e pretendo ir ao próximo encontro. Ainda estou de 12 semanas e daqui pra lá tenho tempo de mudar de conceitos. Beijos.

Sylvana disse...

Lindo demais! Parabéns à equipe!

Unknown disse...

Iarinhaaaaa

Me emocionei com o relato e as fotos. É muito bom saber que existem mulheres que respeitam esse momento tão especial e mágico.

beijo duplo pra você e pro lindo Acauã.

mayarafeliz disse...

Não consegui conter as lágrimas! Essa semana tive minha primeira consulta com a Dra. Bárbara, após decidir parar minha peregrinação em busca de um GO humanizado. Eu e meu marido nos apaixonamos de cara por aqueles olhos brilhantes. Depois dessa consulta, sinto que comecei agora meu pré natal e já estou com 4 meses!
Todos os dias mentalizo o meu parto natural e agora vendo essa fotos, vai ficar bem mais fácil a minha mentalização. Obrigada a todos vocês da ISHTAR e a Dra Bárbara por serem essa luz.

mayarafeliz disse...

Não consegui conter as lágrimas! Essa semana tive minha primeira consulta com a Dra. Bárbara, após decidir parar minha peregrinação em busca de um GO humanizado. Eu e meu marido nos apaixonamos de cara por aqueles olhos brilhantes. Depois dessa consulta, sinto que comecei agora meu pré natal e já estou com 4 meses!
Todos os dias mentalizo o meu parto natural e agora vendo essa fotos, vai ficar bem mais fácil a minha mentalização. Obrigada a todos vocês da ISHTAR e a Dra Bárbara por serem essa luz.

Unknown disse...

Estou gestante de 4 meses e meio me interesso muito pra ter um parto normal e gostaria de participar do próximo encontro