segunda-feira, 25 de abril de 2011

Encontro 30-04-11

Olá Pessoal,

No dia 24 de abril o Ishtar Fortaleza completou 2 anos! Para comemorar, no próximo sábado, dia 30-04-11, faremos um "Encontro Especial de Relatos" no qual contaremos com a presença de várias "ex-grávidas" do grupo que relatarão suas experiências com os encontros e com o nascimento de seus bebês.

Contamos com todos vocês neste momento de confraternização e comemoração!


TOMEM NOTA:
Quando: 30 de Abril de 2011, das 08:00 às 11:00
Tema: Relatos de Parto
Onde: Núcleo Sol - Av. Vereador Pedro Paulo, 560 - Água Fria (MAPA: http://nucleosol.com.br/localizacao.php)

Confirme sua participação através dos telefones: 87244772/96128800 (Kelly) ou 99840694 (Semírames), pelo e-mail isshtarfortaleza@gmail.com, pelo nosso blog http://ishtarfortaleza.blogspot.com ou ainda pelo Orkut =>http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=1760286442958760774!

OBS: quem precisar de ajuda para saber como chegar de ônibus ao local do encontro, favor falar com as organizadoras pelos telefones ou e-mail acima.

ATENÇÃO: Fiquem atentos, o lugar do nosso encontro mudou! Agora os encontros serão no Núcleo Sol, conforme o endereço indicado acima!




terça-feira, 12 de abril de 2011

[Brasília] Marcha das Parteiras – Uma luta pela Humanização do Parto

No Brasil, o número de partos por cesariana em hospitais particulares é cinco vezes maior do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde, chegando ao alarmante índice de 80%.

Além disso, os casos de violência contra parturientes são uma triste realidade. Um estudo denominado “Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado”, aponta que 27% das mulheres que deram a luz na rede pública e 17% daquelas que pariram em rede privada relataram alguma forma de violência durante seu parto.

O Brasil possui uma forte rede de pessoas que lutam pela Humanização do Parto e do Nascimento. Esse movimento busca a integração das Parteiras Diplomadas (Obstetrizes) e das Parteiras Tradicionais no sistema de saúde. Vale salientar que o trabalho das parteiras tende a minimizar as intervenções desnecessárias durante o parto.

Os desafios são grandes. Atualmente, o único curso de graduação que forma Obstetrizes no país, na EACH-USP Leste em São Paulo, corre sérios riscos de extinção. Existem projetos - apoiados inclusive pelo Ministério da Saúde - que prevêem a integração das Parteiras Tradicionais no Sistema Único de Saúde. No entanto ainda é forte a resistência por parte de algumas corporações profissionais, como Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).

Para o dia 05 de maio, dia internacional das Parteiras, estão previstas manifestações em várias partes do mundo inclusive outras cidades brasileiras como Rio de Janeiro e Florianópolis, lideradas pela International Confederation of Midwives (ICM), Confederação Internacional das Parteiras.

A Marcha das Parteiras em Brasília tem como objetivo chamar a atenção de autoridades públicas e sociedade para a integração efetiva da profissional Parteira (tradicional e diplomada) na assistência básica à saúde materno infantil contribuindo assim para a redução: da mortalidade materna e neonatal, da violência obstétrica e das vergonhosas taxas de cesarianas brasileiras. A concentração será a partir das 9 horas em frente ao Ministério da Saúde, seguindo para a Praça dos Três Poderes.


O QUE: Marcha das Parteiras

QUANDO: 05 de maio de 2011

ONDE: em frente ao Ministério da Saúde até a Praça dos Três Poderes

HORÁRIO: concentração às 9hs, saída prevista para às 10hs.

ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Marieta Cazarré (61) 8160-5225 marietacazarre@hotmail.com